Quanto dar de gorjeta nos Estados Unidos e Miami

6

Hoje estava lendo um artigo sobre a etiqueta de gorjeta aqui nos EUA e resolvi escrever esse post para vocês entenderem um pouco melhor sobre a cultura americana com relação a propina.

Eu moro na área de Miami a quase quatorze anos e perdi as contas de quantas vezes escutei pessoas que trabalham na industria de serviços reclamar que brasileiros são os piores clientes pois eles não dão gorjeta. Como brasileira patriota que sou, tento explicar que no Brasil não temos o costume de dar propina em todos os lugares.

Gorjeta em Miami

Aqui nos Estados Unidos e principalmente em Miami, as pessoas esperam receber gorjeta em praticamente qualquer situação. Vai pegar um taxi? Adicione gorjeta ao total. Vai a um bar comprar apenas um cerveja? Adicione gorjeta ao total. Vai pedir ajuda no aeroporto? Dê gorjeta. Ao receber suas malas no quarto de hotel. Dê gorjeta. Vai a um restaurante? Adicione gorjeta ao total. Vai utilizar um serviço de transporte como o da Time Matters Concierge (empresa do meu marido). Dê MUITA gorjeta kkkkk… Acho que já dá para entender né…

A grande pergunta é: Quanto dar de gorjeta? A regra é pelo menos 10% mas o esperado é 20%. A única exceção para essa regra é em alguns estabelecimentos que já incluem a propina na conta ( em inglês se chama Tip) justamente para evitar esse tipo de transtorno. Na área de South Beach e Miami Beach é muito comum o tip já vir incluido na conta portanto preste atenção.

Agora que você já sabe como funciona as coisas por aqui, me ajudem a mudar a má impressão que as pessoas no ramos da hospitalidade tem sobre os brasileiros e mostre a sua generosidade dando a merecida gorjeta a essas pessoas que trabalham duro para nos proporcionar uma experiência memorável. Alguém já pagou algum mico por causa da gorjeta, ou por não ter dado gorjeta?

Compartilhe

Sobre o Autor

Brasileira com orgulho, amante da cidade de Miami. Venho compartilhar com vocês o que aprendi nos últimos 12 anos morando em Miami e convida-los a dividir as suas experiências em Miami aqui no DM.

6 Comentários

  1. Denis Mota. on

    Parabéns pelo site, por dedicar parte de seu tempo postando informações de forma gratuita! O conteúdo publicado me ajudou bastante. Aproveitando a oportunidade gostaria de perguntar se é permitindo aos condutores de veículo, entrar a direita quando o semáforo está vermelho!? Que Deus lhe de bastante saúde e inteligência para que possa manter este projeto.

    • Denis,

      Na maioria dos semaforos e’ permitido dobrar a direita mas existem excessoes. Nesses casos existe sinalizacao especificando que nao e’ permitido.

  2. Oi Jo!
    Acabei de descobrir seu blog e simplesmente amei! Li todos os potst e adorei todas as dicas.
    Tenho duas perguntas: primeira eh com relaçao a carteira de motorista…ainda eh valida ou a lei sobre a carteira internacional voltou a ser valida?
    E aproveitando a dica das gorjetas, eh normal dividir o prato principal nos restaurantes mais infomais?
    Muito obrigada e parabens mais uma vez pelo blog.
    Bjs

    • Ana,

      A lei sobre a carteira de motorista foi vetada portanto você pode dirigir com sua carteira brasileira, seu passaporte e o visto válido por 90 dias. Com relação a dividir pratos, não é muito usado aqui mas nada a impede de fazer. Cuidado que alguns restaurantes cobram uma taxa para dividir pratos principais e muitas vezes corresponde a quase o preço do segundo prato. Que bom que você gostou do blog. Me deixa muito feliz de saber que estou ajudando! Abs

  3. Legal esse aviso, mas fiquei na curiosidade para saber quais locais não cobram gorjeta. Farmacia e supermercado acho q nao ne? e Fast Food? lugares q normalmente oferecem serviço

Deixe uma Resposta